Sobre Cambará

Alt text Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral (Foto: Cambará Online)

Origens

Geologia
Capítulos importantes da história geológica do planeta estão presentes em Cambará do Sul. Os cânions, penhascos recortados nas bordas da serra, são uma das mais importantes obras da natureza. A partir deles, podemos entender e apreciar a origem da formação do continente em que vivemos.

Há 200 milhões de anos havia apenas um continente. Uma ruptura ocasionou a separação, em várias partes, do único bloco de terra existente, dando origem aos continentes e aos mares. A América do Sul se separou da África deixando em Cambará do Sul os cânions. Para ver a animação de como teria acontecido o fenômeno clique aqui.

(Imagens: http://www.georoteiros.pt/)

Primeiros habitantes
Os primeiros habitantes da região dos Aparados da Serra foram os índios. Vestígios ainda são encontrados em Cambará do Sul, como buracos na terra, que eram utilizados pelos indígenas como abrigos nas épocas frias. Esses buracos são chamados popularmente de “casas subterrâneas”. Há também os relatos dos moradores. Muitas famílias são descentes dos bugres, como eram conhecidos os índios da região.

Tropeirismo
A formação e o desenvolvimento econômico do município de Cambará do Sul teve forte influência do tropeirismo. Período importante na história brasileira, quando ainda não existiam trilhos e trens, nem estradas e caminhões. O transporte da produção do País acontecia através de tropas de mulas.

Cambará do Sul realizava transações comerciais através dos tropeiros e trocava produtos principalmente com cidades vizinhas, como Caxias do Sul, Praia Grande (SC) e Torres. As tropas levavam das fazendas cambaraenses produtos como pinhão, queijo, crina e couro. Das cidades traziam tecidos, sal, cachaça e miudezas em geral. Dos quatro tradicionais caminhos utilizados pelos tropeiros no Rio Grande do Sul, apenas um passou em território hoje de Cambará do Sul, que foi o caminho de Cristóvão Pereira.

Vila de São José
Mas, nessa época Cambará do Sul era apenas localidade chamada de Vila de São José do Campo Bom. Por muito tempo foi distrito de São Francisco de Paula. Cresceu, desenvolveu a sua economia, principalmente com a exploração comercial dos pinheiros, e com muita luta conquistou a sua emancipação política.

Emancipação
O município de Cambará do Sul foi criado no dia 20 de dezembro de 1963 e a primeira eleição só aconteceu em 10 de janeiro de 1965, devido a entraves da Revolução de 64. A posse dos primeiros eleitos para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores foi realizada no dia 31 de janeiro de 1965.

Origem do nome
O nome da cidade é uma homenagem à árvore “cambará”, típica da região dos Campos de Cima da Serra e de origem tupi-guarani, que significa “folha de casca rugosa”. As folhas da árvore são conhecidas pelo poder medicinal e indicadas para diversos males, como gripes e tosses.