Parques e cânions

Alt text Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral (Foto: Cambará Online)

Cânion Fortaleza

Parque Nacional da Serra Geral

O Cânion Fortaleza é o principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral. Criado em 1992, o Parque possui 17,5 km2. O acesso é feito pela CS-012, estrada que é uma continuidade da avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. O Parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza.

As trilhas
No Cânion Fortaleza é possível realizar três trilhas. São elas: Mirante do Fortaleza (3,2 km), Cachoeira do Tigre Preto (2 km) e Pedra do Segredo (2,7 km). O acompanhamento de guia/condutor na parte de cima não é obrigatório. Porém, para um passeio mais atrativo e seguro sugerimos a contratação de um profissional. Confira os detalhes de cada trilha:

Trilha do Mirante
Apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nesta caminhada é possível observar 95% do Cânion Fortaleza. Em dias claros é possível enxergar parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida, até o topo, é feita em 1h30min. Aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões e se encantar com o caminho traçado pelo Rio da Pedra, que corre na parte de baixo.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto
Esta caminhada apresenta um percurso de 3 km (ida e volta). Nela é possível observar 10% do Cânion Fortaleza e as três quedas d´agua da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. Seguindo a trilha contemple toda a beleza da cachoeira de frente. A queda d’água têm 400 metros de altura. Quem tiver disposição pode seguir em frente e conhecer a misteriosa Pedra do Segredo.

Trilha da Pedra do Segredo
Seguindo a trilha da Cachoeira do Tigre Preto é possível chegar até a Pedra do Segredo. A pedra chama a atenção por suas características geológicas. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os visitantes é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.

Órgão responsável:
* ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Dias e horários de visitação:
* Aberto diariamente, das 8h às 17h. Saiba que o Parque Nacional da Serra Geral fecha às 18h e todos os visitantes precisam sair neste horário. Durante a vigência do horário de verão, o Cânion fica aberto até às 18h e a permanência é permitida até às 20h.

Distância:
* Do centro de Cambará do Sul (RS): 23,8 km

Como chegar:
* O acesso é via Cambará do Sul (RS). O percurso possui 23,8 km sendo 9,2 km de estrada de terra.

Transporte público:
* Não há ônibus para o atrativo.

Ingresso / Estacionamento:
* Entrada e estacionamento gratuitos.

Infraestrutura:
Há um banheiro público no posto de fiscalização do ICMBio, que fica na entrada do Parque.

Guias / Condutores:
Na parte alta,  o acompanhamento de guia / condutor não é obrigatório, porém, para que o visitante realize um passeio mais seguro e atrativo sugerimos a contratação de um profissional.

Quem te leva:
* Clique aqui e confira os contatos dos prestadores de serviços que indicamos para que você possa conhecer este e outros atrativos turísticos.

Importante:
É proibido acampar, acender fogueira, levar bichos de estimação e alimentar animais silvestres, como o graxaim e a gralha-azul.

Dicas:
Use roupas leves e confortáveis, assim como, tênis ou calçados apropriados para caminhadas.
Leve protetor solar e repelente.
Obtenha previamente informações sobre as condições da estrada de acesso ao Parque.

Contatos úteis:

Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral
Telefones: (54) 3251.1277 / (54) 3251.1262
Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br
Twitter: http://twitter.com/PNAS_PNSG
Skype: pn.aparadosdaserra.serrageral

Casa do Turista
Telefone: (54) 3251.1320

Secretaria Municipal de Turismo
Telefone: (54) 3251.1557
Email: turismocambara@tca.com.br