Atividades rurais

Alt text Passeio do Mel (Foto: Cânion Turismo)

Passeio do Mel

Além de ser a terra dos cânions Cambará também é conhecida como a capital do mel puro. Quem visita a cidade não pode deixar de levar para casa uma prova desse mel, que é produzido em meio às matas nativas do município.

Para experimentar o produto nada melhor do que conhecer primeiro como acontece o processo de produção. Para isso, foi criado o Passeio do Mel, uma forma de transformar o produto em atrativo turístico e divulgar a importância das florestas nativas e do mel silvestre.

O passeio é feito em duas etapas. Na primeira, os visitantes são levados ao apiário. Lá, recebem orientações sobre os equipamentos e as roupas que devem ser utilizadas. Aprendem sobre a apicultura, a organização das colméias e visualizam a vida das abelhas em suas casas, as caixas. É na mata que o turista descobre porque o mel de Cambará é ecológico. Seu Irineu explica e mostra quais são as árvores utilizadas pelas abelhas para produzir o mel. O passeio continua na cidade, onde acontece a segunda etapa.

Na Casa do Mel, o visitante conhece as fases do processamento do produto. Este é o momento em que o mel começa a ser trabalhado para mais tarde estar apto para o consumo.Terminadas as demonstrações os turistas são convidados a provar dos diferentes tipos de mel e seus derivados, como a geléia real e os favos. O passeio dura em média duas horas. O Apiário Cambará fornece os equipamentos necessários para que o turista realize a visitação com toda a segurança.