Atividades de aventura

Alt text Cânion Itaimbezinho - Parque Nacional de Aparados da Serra (Foto: Cambará Online)

Caminhadas nos Cânions

Há vários cânions em Cambará do Sul e na região para se praticar caminhada. Confira algumas sugestões:

Caminhada no Cânion Itaimbezinho
A caminhada no Itaimbezinho é de aproximadamente 3 horas. Duas trilhas podem ser percorridas na parte superior do cânion: Trilha do Vértice (2 km) e a Trilha do Cotovelo (6 km), em meio a matas de araucária e campos de altitude, chegando bem próximo à sua borda em através de mirantes. As agências organizam passeios para esta atividade de quarta a domingo, a partir das 8h30.

Caminhada no Rio do Boi
A caminhada na trilha do Rio do Boi tem aproximadamente 6h de duração e apresenta um percurso de 8 km. Um passeio incrível que percorre o interior do Cânion Itaimbezinho passando por mata atlântica, mata ciliar, encostas, pedras e com várias travessias de rio até chegar ao local denominado Cruz, onde se avista uma curva formada pelas fendas do Itaimbezinho. As agências organizam passeios para esta atividade de quarta a domingo, a partir das 8h. Esta caminhada só pode ser feita com o acompanhamento de um guia e/ou condutor de turismo credenciado.

Caminhada no Cânion Fortaleza
A caminhada no Cânion Fortaleza leva aproximadamente 3h e apresenta um percurso de 7 km. Nesta atividade é possível percorrer a Trilha do Mirante (3,5 km) e a Trilha da Pedra do Segredo (3,5 km), em meio a matas de araucárias e campos de altitude. A caminhada é feita próximo à borda do Cânion Fortaleza. Na trilha da Pedra do Segredo há a travessia do Arroio Segredo, com passagem por cima da Cachoeira do Tigre Preto. Na trilha do Mirante, em dias claros, é possível avistar o mar, a cidade gaúcha de Torres e também de Santa Catarina. As agências organizam passeios para esta atividade diariamente, a partir das 8h.

Caminhada pela Borda Sul do Cânion Fortaleza
A caminhada na Trilha da Borda Sul do Cânion Fortaleza tem aproximadamente 6 horas de duração e é feita num percurso de 9 km. O caminho é pela borda do cânion, passando por campos de altitude e turfeiras, partindo do Mirante até a Cachoeira do Tigre Preto. As agências organizam passeios para esta atividade diariamente, a partir das 8h. Esta caminhada só pode ser feita com o acompanhamento de um guia e/ou condutor de turismo credenciado.

Caminhada nos Cânions Malacara, Churriado, Corujão e Rio-Leão
Esta caminhada tem aproximadamente 8 horas de duração e 24 km de percurso. O caminho é feito percorrendo a Trilha do Malacara, que tem em seu trajeto passando pelas bordas dos cânions Malacara, Churriado, Corujão e Rio-Leão. Passa por campos de altitude, matas de araucárias, turfeiras, morros e arroios. Em dias claros também é possível avistar o mar, a cidade gaúcha de Torres e alguns lugares de Santa Catarina. As agências organizam passeios para esta atividade diariamente, a partir das 8h. Esta caminhada só pode ser feita com o acompanhamento de um guia e/ou condutor de turismo credenciado.

Caminhada as bordas dos Cânions da Pedra e Cambajuva
Uma caminhada 7 horas de duração e 20 km de percurso. O caminho é feito percorrendo as Bordas dos Cânions da Pedra e Cambajuva, nas margens do Parque Nacional da Serra Geral. Trilha em meio a campos de altitude, matas de araucárias, turfeiras, sempre nas bordas dos cânions. Em dias claros, é possível avistar o extremo sul do litoral catarinense e o extremo nordeste do Rio Grande do Sul. As agências organizam passeios diários para esta atividade, que só pode ser feita com o acompanhamento de um guia e/ou condutor de turismo credenciado.