Blog Cambará Online

Imagem
Dez
11

Correios lançam selos dos Cânions Itaimbezinho e Fortaleza

No dia 17 de dezembro, os Correios realizam o lançamento dos “Selos Comemorativos Cânions do Brasil”. A cerimônia será realizada às 15h30, no auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, e marcará também o aniversário de 59 anos da unidade de conservação.

A emissão é composta por dois blocos, cada um com um selo, mostrando imagens do Itaimbezinho e do Fortaleza. Os dois cânions estão localizados nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, na divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

De acordo com o chefe dos parques, Fábio Vellozo, os cânions começaram a se formar há 130 milhões de anos quando uma forte explosão subterrânea precipitou um derrame de lavas basálticas, que se esparramaram em forma de crosta e posteriormente racharam.

SOBRE OS CÂNIONS

O Cânion Itaimbezinho está situado no Parque Nacional de Aparados da Serra, no limite dos municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). Possui paredes de rocha bem verticais e o seu desfiladeiro tem uma extensão de 5,8 km, com largura máxima de 2 km. A sua altura aproximada é de 700 m. Na parte superior é possível contemplar a Cachoeira das Andorinhas e a Cachoeira Véu da Noiva. O nome Itaimbezinho deriva do tupi-guarani e significa “pedra afiada”. O Itaimbezinho também pode ser visitado pela parte baixa, no leito do Rio do Boi, em meio às suas paredes suntuosas.

O Cânion Fortaleza fica no limite de Cambará do Sul (RS) e Jacinto Machado (SC). É um dos mais extensos e profundos cânions da região, com altitude variando de 200 a 1000 m. O Fortaleza possui diversos mirantes naturais, de onde é possível contemplar sua exuberância, suas quedas d´água e curiosos monumentos naturais, como a “Pedra do Segredo.”

 


Texto com informações de:

  • Fábio Vellozo – Chefe do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral
  • Ana Rita Francia Janssen – Chefe de Seção dos Correios